designer ou design

Neste artigo você vai descobrir qual a real diferença entre os termos Designer ou Design, o que é o Design propriamente dito e quais suas áreas de atuação.

Vou te mostrar também os segmentos e metodologias aos quais o Design está inserido, onde o Design aparece em uma empresa, qual a importância do Design no Marketing, quais os softwares para Design e muito mais.
_

E aí, tudo tranquilo?!
Barbara aqui!

Falar de aparência, visual, forma, aspecto, estética, cor, luz, desenho, produto, criação, idealização, marca, enfim, de tantas e tantas palavras que podem conceituar essa profissão, falar disso tudo, é falar de Design. 

Mas eu disse Design, não designer…

Ué Barbara mas não são a mesma coisa, design ou designer?!

Parece né, pela similaridade das palavras, mas não são, você vai entender melhor essa diferença neste artigo.

Bora pro conteúdo…

Índice do Conteúdo

O que é Design e qual a sua importância?

design ou designer

Gramaticalmente a palavra design significa projeto ou desenho, em inglês.

Pelo fato do design ser um termo um pouco genérico, é difícil chegar a uma conclusão sólida quanto ao seu significado.

Por exemplo, design não é somente uma profissão, design é um conceito, um processo, um projeto e está envolvido e presente em todas as áreas de comunicação de uma empresa.

Uma empresa, um empresário ou empreendedor individual não consegue fazer marketing sem design, não consegue vender seu produto sem antes validar o design dele.

Para saber se o produto está adequado ao seu cliente, se está agradável aos olhos, se está ergonomicamente bom, se as formas e cores estão alinhadas… enfim, isso tudo é design.

Falei aqui de produto físico, mas isso engloba qualquer meio, físico ou digital. Tudo engloba o design, ele realmente está em tudo.

Nem mesmo os grandes especialistas chegam a um consenso único na definição de design. Chegam muito próximos um do outro, mas cada um com suas percepções e experiências. Pois para se chegar a uma definição exata, depende muito da jornada de quem está definindo design.

Com isso, não sou eu em um artigo que vou concluir tudo não é mesmo…

Mas, estudando muito os conteúdos desses grandes experts, desses grandes designers e analisando seus conceitos e dentre as inúmeras definições de Design, eu Barbara enxergo o Design como:

  • um processo que cuida das demandas e objetivos de uma empresa através de soluções criativas e inovadoras relacionadas à comunicação, com base nas necessidades e desejos do cliente e em sintonia com as oportunidades do mercado atual.

É assim que enxergo o meu amado design…

O Design está em qualquer lugar por onde você olhar neste momento, está no seu celular, no seu computador, na sua roupa, na sua cadeira, neste site, nas fotos do seu Insta, enfim está no tangível e no intangível.

Ele melhora e desenvolve todo senso de inovação, de qualidade, de adequação, de aceitação, de singularidade e de originalidade de uma marca.

O Design é basicamente todo conceito visual e funcional de qualquer superfície física e palpável e está diretamente ligado à sua estética e funcionalidade.

É toda percepção visual e também funcional, assim como do físico, de qualquer projeção de uma tela digital, ou seja, de qualquer tipo de imagem/vídeo que podem ser vistos através de uma tela de computador, televisão, celular e todo equipamento eletrônico que possua visor e que consiga emitir uma imagem através de uma tela.

O que é Design?! Design é muito mais do que a forma e estética de produtos como falam por aí.

Design promove o bem-estar e o equilíbrio na vida das pessoas através simplesmente da experiência delas.

Um exemplo de design:
Um celular é um bom exemplo.

Ele possui forma, desenho, estética, ele é produzido por meio de um projeto, onde foram implementadas as suas funcionalidades de acordo com as necessidades do usuário, que envolve ligar, acessar internet, ter uma bateria que dure um certo período de tempo, ser ergonômico na pegada, ser produzido continuamente para atender à demanda.

Esse é um exemplo de como o design é feito. Envolve muitas etapas até chegar ao cliente final.

Segmentos do Design

São muitos os segmentos e vertentes do design no mercado, vou listar aqui alguns deles.

Design Gráfico

Design Grafico

O design gráfico é uma das áreas em que se trabalha o design, existem inúmeras no mercado.

O objeto de trabalho principal do design gráfico é a informação, que usada e adequada de forma eficiente, se transforma em comunicação.

Este profissional Designer Gráfico se envolve desde a parte gráfica de uma empresa, que abrange o design editorial, como materiais impressos de gráfica por exemplo, até o processo de Branding da empresa, que abrange toda construção da marca com posicionamento perante ao mercado.

Algumas das áreas de atuação de um profissional Designer Gráfico:

  • Produção gráfica: cartões de visitas, folders, revistas, folhetos, banners etc.;
  • Projeto de identidade visual;
  • Design digital usando softwares de edição;
  • Ilustração;
  • Fotografia;
  • Animação 2D e 3D;
  • Web Design;
  • Embalagens;
  • Gerenciamento da usabilidade, experiência e interatividade dos usuários por meio de uma disposição de elementos gráficos aplicados às diversas áreas do design;
  • Dentre muitas outras.

Design de Moda

O Designer de Moda participa de todas as fases de construção de um produto atribuído à moda, desde a idealização, desenho, desenvolvimento, fabricação têxtil, estética, conceitos de estilo até o momento de criar estratégias de marketing para comercialização. Quem faz Design de Moda sabe sobre tendências de estações, indica looks, assessora figuras públicas nas vestimentas em ocasiões especiais etc.

Design de Interiores

O profissional Designer de Interiores projeta, organiza, distribui os mais diversos espaços internos de um local específico, seja residência, escritório, consultório ou comercial, locando os elementos visando o conforto, a funcionalidade, a estética e a segurança dos usuários do local.

Design de Produto

design de produto

O Designer de Produtos ajuda empresas na criação e desenvolvimento de produtos, no design das embalagens, na gerência dos projetos de produtos, nos testes de usuários e na prototipagem final desses produtos. Ele resolve problemas com soluções inovadoras e qualificadas de uso de diversos produtos.

Design de Games

O profissional Designer de Games é capaz de criar e desenvolver projetos de um jogo de videogames, para celulares, computadores e até mesmo equipamentos de realidade virtual, propõe experiências e simulações. Possuem a habilidade de programar em softwares e construir os personagens e cenários do zero em ilustrações e animações 2D e 3D.

Design Automotivo

design automotivo

O Designer Automotivo e Automobilístico é o cara do visual, do estilo e da usabilidade de um veículo. Ele projeta cor, tamanho, forma, modelo, categorias podendo ser clássico, esportista, econômico, luxuoso etc., se preocupa também com a segurança dos passageiros, resistência e até mesmo na aerodinâmica do veículo.

Web Design

O foco do Web Designer é no desenvolvimento de interfaces digitais, layout e criação de sites e aplicativos para web. É uma área que exige bastante técnica pelo fato de utilizarem linguagem em códigos para a elaboração dos sites, é possível também construir um site através de plataformas de gerenciamento de conteúdo, onde neste caso, a tarefa do Web Designer é instalar e personalizar de acordo com o que o cliente deseja.

Metodologias de Design

editor design

Algumas dentre as inúmeras existentes no mercado, podemos destacar:

UX Design

Significa User Experience Design, ou seja, Design de Experiência do Usuário.

O foco é na experiência do usuário. 

O objetivo do profissional Designer de Interface é projetar interfaces que proporcionem a melhor experiência ao consumidor.

Entenda a interface como qualquer superfície de contato entre duas partes.

Por exemplo: 

  • usuário (parte 1) > site (interface) > computador (parte 2)
  • usuário (parte 1) > palavras impressas (interface) > livro (parte 2)

É a forma como um produto físico, digital ou serviço é utilizado pelas pessoas reais. Como elas se comportam diante dele. É uma área na qual o Designer se preocupa com a relação entre o usuário e o produto ou serviço.

O design se faz para a experiência do usuário, com objetivo de fazer da experiência dele, a melhor possível, que gere satisfação absoluta e evite gerar frustrações ou arrependimentos.

UI Design

Significa User Interface Design, ou seja, Design de Interface do Usuário.

Aqui o foco do Designer de Interface é a interação do usuário com o produto ou serviço. Essa interação se dá através da própria interface.

ui design

A usabilidade de produto, serviço ou sistema está associada à:

  • facilidade de aprendizagem do usuário;
  • eficiência do produto, com boa produtividade do usuário;
  • facilidade de memorização pelo usuário;
  • prevenção de erros pelos desenvolvedores;
  • satisfação do usuário.

Design Thinking

Design Thinking é uma abordagem para solucionar problemas que faz uso de uma metodologia, um modelo mental, e ferramentas tipicamente usados pelos designers.

Percorre alguns processos como:

  • encontrar as reais necessidades e oportunidades
  • analisar as informações coletadas e identificar os desafios
  • utilizar de técnicas criativas para combinar os dados coletados
  • analisar e selecionar o grande volume de dados de acordo com as prioridades
  • reduzir as incertezas do projeto avaliando, testando e prototipando.

Exemplo de produto criado com essa metodologia:

design thinking produto

Onde o Design Aparece em uma Empresa

  • Nos produtos que ela produz e vende;
  • Nas embalagens desses produtos;
  • Identidade Corporativa, ou seja, na identidade visual, na marca, no logotipo, nas aplicações da marca;

Às vezes, determinadas instituições são tão comprometidas e vinculadas à sua marca que a incorporam na arquitetura do escritório, loja, agência seja lá qual for o segmento.

Incorporam através das cores nas pinturas das paredes, no mobiliário, nas peças de decoração, e em tudo onde possa ser personalizado com a própria marca estampada para que qualquer pessoa consiga identificar.

cores design

  • As artes digitais na atualidade são de extrema importância e é onde mais estamos tendo contato com o design de uma empresa.

Com o avanço da internet e com as pessoas cada vez mais conectadas, as artes digitais que são as fotos dos produtos, de modelos utilizando esses produtos, as imagens e vídeos de anúncios de compra, as construções de sites com seus layouts diversificados, enfim todas essas artes que eu poderia inserir aqui monte delas, estão cada vez mais sendo exploradas e em contato com o público.

E estão sendo feitas com propósito de melhorar o máximo possível a experiência do usuário que tem contato direto com essas artes, criativos, formas de expor a essência da empresa.

  • Gestão do Design – Coordena, gerencia e organiza todas as atividades de design relacionadas à comunicação da empresa com seus clientes, com base nos objetivos e demandas de ambos.

Designer X Design

Design

  • ex.: Eu trabalho com Design de Produtos
  • profissão
  • processo
  • ciência
  • conceito
  • estética

Designer

  • ex.: Eu sou Designer de Produtos
  • especialista em Design
  • profissional de Design
  • estudioso em Design
  • expert em Design

designer trabalhando

o que não é Designer

não é o carinha que saca de photoshop
não é o sobrinho que quebra o galho de qualquer um
não é a pessoa que paga 100,00 num curso profissionalizante de programa 3D e já se acha designer
não é a mocinha que se amarra em desenhar o naruto

Poderia ficar aqui até amanhã listando pessoas que fazem 2% do que um designer faz e são vistas muitas vezes como o próprio profissional de design.

Não quero dizer que essas pessoas fazem mal o que estão fazendo, não é isso. Estão certas, tem que buscar conhecimento e se aperfeiçoar naquilo que gosta ou sabe fazer, só não podem ser intituladas de Designer.

Isso não… porque o designer vai muito, mas muito além de qualquer software de edição.

Por exemplo, a pessoa que saca muito de photoshop, não é designer e sim especialista em Photoshop.

Até porque não é toda pessoa que se forma em designer que dominará o Photoshop por exemplo, isso vai depender do caminho dentro do design que ela vai seguir.

Quando a profissão começou a ser explorada nem mesmo computadores existiam, daí podemos entender que nenhum programa de edição faz a carreira de um designer.

Eles ajudam, aceleram o processo, impactam pessoas com seu incrível poder de manipulação de imagens, fotos, vídeos, são literalmente indispensáveis, principalmente nos tempos em que vivemos que tudo está digital.

Softwares para Design

Existe uma gama de softwares para design no mercado. Podem ser gratuitos ou pagos.

software design

A escolha depende muito da área escolhida para trabalhar e das preferências de usabilidade da ferramenta, umas são mais interativas e fáceis de usar, outras são mais complexas e robustas. Vai depender muito.

No geral, a empresa norte-americana Adobe é detentora de diversos programas de edição para cada área de atuação do design gráfico e atualmente é a mais utilizada pelos designers.

Seja edição de fotos e imagens, edição e criação de vídeos e vinhetas, animações 2d e 3d, edição de áudio, criação de logotipo, enfim, são vários produtos para diferentes finalidades.

Há quem prefira outros softwares de outras empresas, também são inúmeras e excelentes. Vai de gosto e usabilidade.

Vai alguns dos inúmeros programas de edição disponíveis:

Edição ou Criação de Imagens, Fotos e Vetores:

Adobe Photoshop
Adobe Illustrator
Corel Draw
Adobe Lightroom
Adobe Indesign

Edição de Vídeos, Vinhetas, Cores e Animações:

Adobe Premiere Pro
Adobe After Effects
Motion 5
Final Cut
DaVinci Resolve
Sony Vegas Pro
Avid Media Composer
Power Director (Mobile)
Edius

Edição de Áudio:

Adobe Audition
Audacity
GarageBand
Audio Trimmer

Web e UI Design:

Adobe XD
Invision
Zeplin
Skech
Visual Studio Code (VS Code)

A Importância do Design no Marketingdesign-marketing

No mundo dos negócios a concorrência pela atenção do público está mais acirrada com o passar dos anos e com mais intensidade, e é preciso achar um diferencial para conquistar a confiança e a fidelidade do cliente final.

Já não basta ter o melhor conteúdo para sair na frente, é preciso de mais para vencer os “adversários”.

É justamente onde o Design entra na jogada. Ele é o elemento-chave para sobressair o conteúdo e facilitar o caminho das estratégias de marketing para alcançar o cliente.

Imagina se você tem uma loja virtual de roupas. 

O cliente chega ao seu site e o encontra todo desajeitado, botões que não funcionam, imagens dos produtos com péssima qualidade, preço diferente do carrinho de compras, sem um menu para ele se localizar e navegar no site, sem campo de busca, enfim, você acha que na ausência de todos esses fatores obrigatórios, farão seu cliente comprar de você? De forma alguma, certo?

Investir em Design faz toda a diferença para que o conteúdo seja distribuído adequadamente e que atenda às demandas e necessidades do público, assim atingindo a satisfação do usuário, e consequentemente, a sua confiança e fidelidade.

Não basta somente fazer um bom conteúdo com um layout perfeito para melhorar o máximo a experiência do usuário, se também não souber como fazer esse conteúdo chegar até ele. 

É assim que o design e o marketing trabalham juntos.

O Design através do designer elabora todo projeto de construção do conteúdo/produto e o marketing faz esse produto chegar até o cliente ideal. E uma área compartilhando com a outra conhecimentos e estratégias para fazer desse conteúdo a solução dos problemas do consumidor.

Conclusão

Contudo, existem uma gama de áreas exploradas por esse profissional extremamente necessário para qualquer empresa que queira investir em sua marca.

O design quando cumpre sua missão, ele traduz a essência, a personalidade da empresa em forma física, visual, e sem um designer, não mais essencial e sim obrigatório numa empresa, será impossível atingir os objetivos traçados.

Aqui embaixo tem um infográfico top para reforçar tudo que vimos hoje nesse artigo, beleza…

Neste artigo você viu:

  • O que é Design e qual a sua importância?
  • Segmentos do Design
  • Metodologias de Design
  • Onde o Design Aparece em uma Empresa?
  • Designer X Design
  • Softwares para Design
  • A Importância do Design no Marketing

Compartilhe se gostou do conteúdo!

Qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários!

Espero que o conteúdo tenha te ajudado de alguma forma.
Obrigada pela sua leitura.

Forte Abraço!
Até o próximo post!

Infográfico – Design

INFOGRÁFICO - DESIGN

_

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.

error: Content is protected !!